terça-feira, 11 de abril de 2023

(EMULAÇÕES) DOWNLOAD ROMSET COMPLETO ATARI JAGUAR CD

 




ROMSET COMPLETO ATARI JAGUAR CD 


Jaguar CD

Ver artigo principal: Atari Jaguar CD
O periférico Atari Jaguar CD.

Jaguar CD foi o periférico que permitia ao Atari Jaguar utilizar CD-ROM como mídia de armazenamento de jogos. Seu lançamento foi muito adiado, mas a Atari compriu sua promessa de uma unidade de CD-ROM para o Jaguar. A unidade foi lançada na metade de 1995 por $149,95. O dispositivo é conectado no Slot de Cartucho, na parte superior do Jaguar, e tinha um tunel de encaixa, evitando desconectar acidentalmente o aparelho. O desenho do Jaguar CD foi algumas vezes comparado ao de um "vaso sanitário". O Jaguar CD também tinha um Slot para conectar os cartuchos do Jaguar, sem que fosse necessário remover a unidade de CD-ROM. Ele possuía uma Memory Track (unidade de memória) separada, para salvar o andamento dos jogos e os escores.

O periférico acrescentava uma tela de abertura diferenciada à do Atari Jaguar, devido ao VLM (Virtual Light Machine) que também apresentava um show de luzes quando um CD de áudio era tocado no Jaguar CD. Estipula-se que menos de 20 mil Jaguar CD foram vendidos, tornando-o hoje um raríssimo item de colecionador.

Arcade games

Atari Games licenciou o chipset do Jaguar para ser usado em jogos para Arcade. Esse sistema chamado COJAG (de "Coin-Op Jaguar"), substituiu o Motorola 68000 com um Motorola 68020 ou MIPS R3000 CPU (dependendo da versão da placa), e adicionou Disco rígido e memória RAM. Ele teve muitos jogos de tiro de pistola como Area 51 e Maximum Force. Outros jogos como 3 On 3 BasketballFishin' FrenzyFreeze e Vicious Circle foram desenvolvidos mas nunca lançados.

Jogos

Ver artigo principal: Lista de jogos para Atari Jaguar
Cartucho do Atari Jaguar

Apesar de ter apenas pouco mais de 115 jogos lançados, os jogos de Jaguar são em sua maioria de pouca qualidade. Apesar disso, o Jaguar ainda assim recebeu jogos memoráveis onde destacam-se:

  • Alien vs. Predator: O grande jogo do Jaguar. Um jogo de tiro em 1ª pessoa onde é possível controlar um Alien, Predator ou um Marine (humano). Cada um dos três personagens possui um modo de jogo totalmente diferente, com armas, fases e inimigos próprios. Acompanhava o jogo três labels para serem usados no controle do Jaguar, demonstrando os movimentos de cada personagem. A jogabilidade do jogo é excelente, bem como o gráfico e o som. Transmite uma atmosfera horrorizante ao jogador e adentra a realidade de cada um dos três personagens.
  • Doom: Conversão do aclamado jogo de tiro em 1ª pessoa da ID Software. Esta conversão não extraiu todo potencial do Jaguar, mas ficou boa. Um jogo clássico que se destacou como um dos melhores do Jaguar. Corresponde ao Doom lançado para PC em 1993.
  • Wolfenstein 3D: Outra conversão de um clássico da ID Software. Esta conversão ficou muito boa, idêntica a versão de 3DO, com armas e inimigos novos em relação à clássica versão de PC. Possui bateria no cartucho para salvar o andamento do jogo. O jogo é dividido em seis episódios longos com mais de 30 fases ao total.
  • Tempest 2000: Um jogo de naves com gráfico em 3D muito interessante por sua jogabilidade. Possui longas fases onde o jogador move a nave em um vetor na tela e por este surgem inimigos e itens. Sua trilha sonora é excelente e destaca o universo futurista do jogo. Considerado um dos melhores jogos de Atari Jaguar.
  • Cybermorph: Jogo de nave onde o jogador explora livremente um mundo totalmente 3D . O jogo acompanhou a maioria dos Jaguar vendidos. Apesar do bom gráfico e da liberdade de movimentos foi considerado um jogo lento e sem emoção. Também é extremamente difícil de ser jogado, causando uma certa decepção em jogadores pouco persistentes.
  • Rayman: Foi criado em 1992 como um jogo 2D de plataforma pela Ubisoft. O jogo se passa em um universo com natureza e fantasia abstrata. Os ambientes são coloridos e bem construídos, com grandes fases repletas de desafios. O jogo possui um excelente gráfico e som, um dos melhores do Jaguar.
  • Atari Karts: Uma cópia de Mario Kart desenvolvida pela Miracle Designs e distribuída pela Atari. Seguia claramente o estilo de Mario Kart, mas com personagens da Atari. Foi muito criticada a ausência de power-ups e armas como em Mario Kart, tornando o jogo entediante, já que a única maneira de atacar o adversário era usando um item que invertia os botões no controle do outro jogador, um tanto inútil contra os adversários controlados pelo computador. Possui gráfico e som muito bons, um dos melhores da biblioteca do Jaguar. Apesar das criticas na época de seu lançamento, Atari Karts é um item raro entre colecionadores.
  • Myst (Jaguar CD): Originalmente desenvolvido para computadores Macintosh, recebeu uma conversão para Atari Jaguar CD. Foi considerado um jogo inovador na época, por seu desafio inteligente e os gráficos atraentes, numa época em que os recursos eram limitados. Esta conversão para Jaguar CD ficou muito fiel, e o recurso do CD tornou possível manter a fidelidade da versão PC, com boas músicas e gráficos detalhados.

Especificações técnicas

Placa-mãe do Jaguar

Extraído do manual do Atari Jaguar:[11]

"Jaguar é um chip set primário personalizado com intenção de ser uma máquina de jogos e lazer de alta performance. Ele também pode ser usado como um acelerador gráfico em aplicações mais complexas, e ampliado para uma estação de trabalho. O processamento principal da CPU, é composto de quatro unidades de processanto. Eles são: Processador de Objetos, Processador Gráfico, Blitter e o Processador Digital de Som. O Jaguar proporciona esse bloco com um caminho de dados de 64 bits para os dispositivos de memória, e capaz de uma alta capacidade de transferência de dados em memória RAM dinâmica externa.

Processadores

  • "Tom" Chip, 26.59 MHz
    • GPU – 32-bit arquitetura RISC, 4 KB de cache interno, promove um grande universo gráfico
    • Processador de objetos – arquitetura de 64-bit RISC; programável; pode se comportar como uma variedade de processadores gráficos
    • Processador auxiliar – arquitetura de 64-bit RISC; operações lógicas de alta velocidade, Z-buffer e Gouraud shading, com registradores internos de 64-bit .
    • DRAM controlador, 32-bit de gerenciamento de memória.
  • "Jerry" Chip, 26.59 MHz
    • Processador de Sinal Digital – arquitetura de 32-bit RISC, 8 KB de cache interno;
      • Mesmo RISC núcleo do GPU, mas não limitado à produção gráfica.
    • Qualidade de som de CD (16-bit stereo)
      • Número de nove canais limitado por software.
      • Dois DACs (stereo) convertem os sinais digitais para sinais analógicos.
      • Todas capacidades do Som Stereo.
    • Sample-based synthesis FM synthesis, FM Sample synthesis, e AM synthesis.
    • Relógio de controle de blocos, incorpota timers, e UART.
    • Controle de Joypad.
  • Motorola Motorola 68000 "usado como controlador."[12]
    • Propósito principal 16/32-bit processador de controle, 13.295 MHz

Outras especificações técnicas

  • RAM: 2 MB em um bus de 64-bit usando 4 RAM de 16-bit.
  • Armazenamentoe: Cartucho – de até 6 MB.
  • Suporte à entrada/saída do ComLynx

Memory Track

Lançado em 1995, o Memory Track é um cartucho de 128K de EEPROM, que permite salvar o andamento e opções salvas dos jogos do Atari Jaguar CD.



LINKS PARA DOWNLOAD


DOWNLOAD ROMSET COMPLETO ATARI JAGUAR CD



Nenhum comentário:

Postar um comentário

(EMULAÇÕES) DOWNLOAD ROMSET COMPLETA SCUMMVM

  ROMSET COMPLETA SCUMMVM ScummVM Desenvolvedor ScummVM Team Lançamento 5 de outubro de 2001 Versão  estável 1.1.1  (2 de maio de 2010) Sist...